quinta-feira, 25 de março de 2010

COORDENAÇÃO MODULAR ENTRA EM CONSULTA PÚBLICA

headPDPword..jpg
 
NORMA DE COORDENAÇÃO MODULAR PARA EDIFICAÇÕES
ENTRA EM CONSULTA PÚBLICA NACIONAL PELA INTERNET

 
Brasília, 24/03/2010 – A implantação da coordenação modular para edificações permitirá que o Brasil tenha condições de realizar rapidamente e a um menor custo as grandes obras que estão previstas a partir deste ano, afirmou o gestor da Agenda de Ação da Construção Civil da Política de Desenvolvimento Produtiva (PDP), Marcos Prates.
 
Entre os grandes projetos listados, está o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, que em seu segundo ano tem projeção para construir de dois milhões a três milhões de novas moradias. Além destas, são apontados projetos de infraestrutura e reformas de estádios para eventos esportivos de porte mundial que serão realizados no Brasil, como a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e as Olimpíadas no Rio de Janeiro, em 2016.
 
"A Coordenação Modular é fundamental para ajudar a reduzir o grande gap (atraso) que existe hoje na construção civil nacional em relação ao exterior, onde vem sendo aplicada há décadas, principalmente no Hemisfério Norte, e também na Argentina", disse Prates, que é diretor de Competitividade Industrial da Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP), órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
 
O diretor acredita que a implantação da norma começará já este ano, porém será gradual, pois trata-se de um processo de engajamento voluntário a uma nova referência técnica para todo o setor e que exigirá uma mudança cultural e técnica em toda a cadeia produtiva. "Pelos ganhos em tempo e em redução de custos, não tenho dúvidas que a coordenação modular é um dos patamares necessários para desenvolver a construção industrializada aberta no Brasil. No exterior, já vem sendo aplicada há décadas, com ganhos significativos. Os empresários brasileiros estão cientes disso e cabe ao Governo coordenar a adoção do novo sistema, promovendo a difusão e o treinamento de toda a cadeia produtiva, desde o projeto de arquitetura que necessita ser elaborado modularmente até a indústria de materiais de construção e o próprio varejo", ressaltou.
 
O texto-base da nova Norma de Coordenação Modular consiste em uma compilação e atualização de 25 normas que haviam sido elaboradas na década de 70, quando houve uma primeira tentativa de adoção do sistema modular que não foi adiante. O novo texto, elaborado num esforço conjunto do Governo e do setor privado, foi colocado em consulta pública no início de março pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ficará à disposição dos interessados, para críticas e sugestões, até 1º de junho de 2010.
 
A implantação da coordenação modular é uma medida definida na Agenda de Ação do setor Construção Civil, dentro da categoria Programas Para Fortalecer a Competitividade, da PDP.
 
Participe da consulta pública nacional: http://www.abntonline.com.br/consultanacional/
 
 
Informações:
Coordenadoria de Comunicação ABDI
Marcia Oleskovicz
(61) 3962-8700
 
 

Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) – www.pdp.gov.br

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário